O que deve e não deve cruzar

04-04-2014 15:57

Como muitas vezes sentimos a necessidade de obter rápidamente aves de uma determinada mutação, cruzamos aves que não poderão ter uma boa herança genética, o que nos pode levar a grandes problemas. Temos de ter a noção que a herança genética das nossas aves depende de nós. Um dos aspectos a ter em conta é a capacidade de criação das aves que possuimos, antes de mais, teremos de obter aves que criem bem. Depois, obter sempre aves com um bom porte e com boas marcações. Só assim poderemos obter aves mais fortes e com uma capacidade genética e de beleza superior. Sei que no mercado por vezes é bastante complicado adquirir boas aves, mas temos de ter preserverança e tentar sempre comprar/adquirir boas aves, mesmo pagando um pouco mais. Devemos sempre optar por utilizar aves portadoras com uma ave mutada, mesmo não “tirando” um grande número de aves mutadas obtemos aves de boa qualidade.

 

Outro dos aspectos que considero importante para que se tenha uma boa linha é a de nunca fazer cruzamentos de aves com o mesmo sangue (pais x filhos; irmãos x irmãos, tios x sobrinhos), claro que há situações onde é importante o fazer. Mas, tentem nunca o fazer, já que “defeitos” genéticos podem por em causa gerações futuras. Há ainda, algumas mutações que nunca se devem cruzar, a descendência será de fraca qualidade, podendo mesmo levar a aves com deformações, problemas biológicos e porte menor. Deixo aqui alguns dos cruzamentos que não se deverão fazer:

  • Cruzar aves de olhos vermelhos com aves de olhos vermelhos (Fallow x Fallow; Lutino x Lutino, Albino x Lutino, etc)
  • Cruzar a mutação Americana com outra Americana (Amarelo Americano x Amarelo Americano, Amarelo Americano x Branco Americano, etc)
  • Cruzar dois DD (Malva X Malva; Oliva X Oliva)
Bookmark and Share
Voltar

web site estatísticas google054d55c5a58bd369.html