Sementes Germinadas

07-08-2009 17:42

Sementes Germinadas:

Já todos ouvimos falar dos inúmeros benefícios na utilização de sementes germinadas na alimentação das nossas aves, e ao invés também

 ouvimos dizer o quanto pode ser perigoso quando mal preparada ou mal manuseada. Eu pessoalmente forneço com alguma regularidade sementes germinadas às minhas aves, os benefícios que obtenho são maiores do que a não utilização do mesmo.

 Antes de mais é necessário conseguir uma mistura para germinar de muito boa qualidade, sementes mais frescas germinam 

mais facilmente com menor possibilidade de contaminarem as outras. A mistura que utilizo atualmente é a da Deli Nature a mistura 33. Uma excelente mistura com sementes limpas e todas elas germinam.

 

 

Como eu faço:

Como tenho poucas aves não costumo fazer uma grande quantidade de germinado. Geralmente dá para 3 dias. Materiais necessários: Garrafa água 1.5lt; Garrafa água 0.5lt; uma escumadeira.

  • Garrafa de 1.5lt é cortada mais ou menos a meio. A tampa é perfurada com um ferro em brasa.
  • Garrafa de 0.5lt, serve para lavar as sementes
  • Escumadeira, serve para lavar as sementes na água corrente

Começo por lavar muito bem as sementes com a ajuda da garrafa de 0.5lt. Coloco as sementes, que necessito dentro da garrafa, e com movimentos rápidos tento "chocalhar" o mais que possa. Mudo várias vezes a água até que a mesma deixe de ter uma cor escura. Deixo as sementes dentro de água durante 6 a 8 horas. Passo

 

novamente por água e coloco as sementes na parte cónica da garrafa de 1.5lt que cortei anteriormente. Deixo as sementes "repousar". Vou "regando" as sementes para não secarem, para que a germinação seja mais rápida. Quando as for fornecer às minhas aves faço da seguinte maneira. Coloco o necessário dentro da garrafa de 0.5lt, lavo novamente como descrito anteriormente, ponho um pouco de Amukina e deixo as semententes de dentro de água durante 15m. Depois desse tempo coloco as sementes na escumadeira e lavo muito, em água corrente, até que o cheiro a Amukina passe.

Estão prontas a ser servidas. Com este meu processo nunca tive qualquer problemas com fungos, etc. Apenas tenho o cuidado de "servir" pequenas quantidades para que as aves as comam rápidamente, coloco sempre num comedouro próprio, nunca junto de outra comida, como papa de ovo, frutas ou vegetais.

Espero que esta informção tenha sido bastante útil. Acreditem que as vossas aves vão gostar.

Bookmark and Share
Voltar

web site estatísticas google054d55c5a58bd369.html