Mutações. Como elas se processam?

04-04-2014 15:43

Mutações Autossomáticas Recessivas: nestas mutações têm de existir dois genes mutados para que a mutação se torne visível. Se apenas um dos genes estiver presente a ave apresenta a cor selvagem (verde), mas é portadora dessa mutação. Para se conseguir aves mutadas é necessário que os pais tenham um ou dois genes para que a ave apresente esta mutação. Neste tipo de mutação o sexo dos pais não é importante.

Mutações Autossomáticas Dominantes: significa que basta um gene mutado para que a mutação seja visível. Para se conseguir aves mutadas, basta que um dos pais tenha um dos genes com mutação. Existem dois tipos de Mutação Dominante. Factor simples (single factor (sf)) e duplo factor (double factor (df)). Basicamente, o que quer dizer é que uma ave mutada pode ter a mutação em apenas um dos genes ou nos dois genes. Mas, visualmente as aves são idênticas, apenas a sua descendência vai demonstrar se a mutação está num ou em dois genes. Nunca há portadores neste tipo de mutação! Neste tipo de mutação o sexo dos pais não é importante.

Mutações Ligadas ao Sexo (Sex-Linked) Recessivas: os cromossomas ocorem sempre aos pares e são eles que “ditam” o que é fêmea ou macho. Os machos têm dois cromossomas XX, enquanto que as fêmeas têm um cromossoma X e outro Y, é o Y que dita o sexo nas fêmas.  Nesta mutação não há fêmeas portadoras, ou têm a mutação visível ou não têm mutação.O cromossoma Y não pode conter nenhuma informação de cor.  Já os machos podem ter e ser portadores da mutação. Para se conseguir uma fêmea mutada basta ter um macho portador.

Mutações Autossomáticas Co-dominante: significa que basta um gene mutado para que a mutação seja visível, no entanto dois genes dessa mutação criam uma ave com um fenótipo diferente. Basicamente estamos a falar de aves que apresentam um fenótipo diferente sendo de fator simples (sf) ou duplo fator (df). Não existem portadores neste tipo de mutação! O sexo dos pais também não é importante.

 

Depois desta explicação sobre os vários métodos de herança genética passemos para as mutações existentes, bem como alguns tópicos que mutações não se devem cruzar.

Bookmark and Share
Voltar

web site estatísticas google054d55c5a58bd369.html